Causas e sintomas das varizes durante a gravidez

Está grávida e percebeu a presença de varizes? Saiba que, infelizmente, esse problema é muito comum durante as gestações. Confira as causas e sintomas.

Como se não bastassem todos os transtornos físicos e as muitas preocupações próprias da gravidez, infelizmente, as mulheres ainda têm que se preparar para o aumento de peso e suas consequências, uma delas o surgimento de varizes.

É comum as futuras mamães se preocuparem com o surgimento dessas veias sobressaltadas, geralmente, nos últimos três meses da gravidez.

Assim, além de todas as mazelas próprias dessa fase, ainda precisam lidar com desconforto, dores, inchaços, sensação de pernas pesadas devido ao surgimento das varizes,uma boa dica é usar algum produto para aliviar esses sintomas, e o varigold funciona perfeitamente para resolver esse problema das varizes.

Pois é, mas não é só o excesso de peso que pode causar varizes, por isso, resolvemos explicar nesse artigo o que são as varizes e por que elas surgem na gestação. Confira!

O que são varizes?

Primeiramente, é preciso entender que varizes são veias dilatadas, deformadas que podem surgir em qualquer parte do corpo, embora sejam mais comuns aparecerem nas pernas e nos pés, pela dificuldade do retorno venoso.

As função das veias das pernas é fazer com que o sangue retorne ao coração, e depois para os pulmões, após irrigarem os membros inferiores, só que para isso, precisam contar com válvulas em pleno funcionamento, para poderem impulsionar o sangue para cima, impedindo que retorne aos pés com a força da gravidade.

E o problema é quando essas válvulas não funcionam corretamente, provocando sua dilatação e deformação.

Quais os sintomas de varizes?

As varizes podem ser visíveis, adotando um aspecto azulado ou roxo, principalmente quando aparecem nos pés.

Mas elas podem não ser aparentes,  quando acometem as veias mais profundas, só podendo ser descobertas através de um exame de ultrassonografia.

As varizes podem ser indolores, ou causarem dor local, entre muitos outros sintomas, dentre eles:

  • Sensação pernas pesadas e cansadas;
  • Alteração de sensibilidade na perna;
  • Coceira na pele em cima da veia varicosa;
  • Sensação de ardor;
  • Inchaço dos pés e tornozelos.

Por que as varizes aparecem na gravidez?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 45% das brasileiras sofrem com varizes, e durante a gestação elas são ainda mais comuns.

Vale saber que isso acontece, em parte, porque durante a gravidez, o corpo da mulher acaba produzindo mais sangue, justamente, para sustentar dois organismos, o dela e o do bebê.

O que acontece é que esse peso extra acaba pressionando os vasos sanguíneos – principalmente os da perna, que já precisavam trabalhar contra a gravidade para levar todo o sangue extra de volta para o coração, e agora com a pressão que o útero coloca sobre os vasos pélvicos, e mais o aumento nos níveis de progesterona, o resultado não poderia ser diferente.

Enfim, no final das contas, o excesso de peso acaba sendo um grande agravante, e isso somado aos fatores hormonais…

Resumindo, a gravidez envolve uma série de mudanças, inclusive, o ganho de peso, que podem ser considerados gatilhos para o surgimento de varizes.

Então, podemos dizer que as principais causas das varizes durante a gravidez são:

  • mudanças hormonais;
  • aumento do peso corporal, sobrecarregando as pernas;
  • aumento do volume de sangue, exigindo mais do sistema circulatório;
  • pressão do úterosobre as veias que drenam o sangue das pernas, aumentando a pressão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *